Símbolos Municipais

Bandeira Municipal:

Campo de 4 palas: azul, vermelho, verde e branco, nas seguintes proporções: 1/6, 1/6, 1/6 e 1/2 , tendo no campo branco o escudo em suas cores.

Brasão das Armas:

O Brasão de Armas e a Bandeira do Município foi criado pelo Major Oficial do Exército, Gilberto Freitas, em 21 de janeiro de 1972,  em homenagem especial ao seu grande amigo o ilustre filho de São Roque de Minas, Monsenhor Ivo Soares de Matos.

Descrição Heráldica:

Escudo português, partido de dois traços formando três campos. No primeiro, à dextra (direita), cortado, evidencía, na parte superior, em campo de blau (azul), um turbante indígena sobre duas flechas cruzadas encimado por uma estrela, tudo de ouro. Na parte inferior, um triângulo de góles (vermelho) em campo de prata.

No segundo campo de sinople (verde) uma cachoeira de prata. No terceiro, à sinistra (esquerda), cortado, apresenta na parte superior uma cruz vermelha em campo de prata, e na inferior em campo de blau (azul) uma estrela em destaque e um sabre militar, tudo de ouro.

Num contra-chefe de sinople (verde) uma faixa ondada de prata, tendo ao fundo uma cadeia de montanhas sobre um fundo de ouro. Um listel de prata, carregado com os seguintes dizeres em sable (preto): 1675 – SÃO ROQUE DE MINAS – 1938                        Como suportes, à dextra (direita) e sinistra (esquerda) um arcabuz entrelaçado por uma bandeira com a Cruz de Cristo.

Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata que é a de cidade.