• topo
  • bootstrap carousel
  • topo2
topo1 topo12 topo23
bootstrap slider by WOWSlider.com v8.7

  Símbolos Municipais
 

Bandeira do Município

BANDEIRA

 

                        Campo de 4 palas: azul, vermelho, verde e branco, nas seguintes proporções: 1/6, 1/6, 1/6 e 1/2 , tendo no campo branco o escudo em suas cores

 

METAIS E ESMALTES:

 

                        Seus significados:

 

                        Ouro – Força

Prata – Candura

                        Blau (azul) – Serenidade

Goles (vermelho) – Intrepidez

                        Sínople (verde) – Abundância

                        Sable (preto) – Constância

 

            (O Brasão de Armas e a Bandeira do Município de São Roque de Minas foi aprovado pela Lei Municipal nº 628 de 30 de maio de 1972, com alterações corretivas aprovada pela Lei Municipal nº 1.277 de 22 de agosto de 2.000).



Brasão Municipal

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

 

BRASÃO DE ARMAS

 

 

                        O Brasão de Armas e a Bandeira do Município foi criado pelo Major Oficial do Exército, Gilberto Freitas, em 21 de janeiro de 1972,  em homenagem especial ao seu grande amigo o ilustre filho de São Roque de Minas, Monsenhor Ivo Soares de Matos.

 

DESCRIÇÃO HERÁLDICA:

 

                        Escudo português, partido de dois traços formando três campos. No primeiro, à dextra (direita), cortado, evidencía, na parte superior, em campo de blau (azul), um turbante indígena sobre duas flechas cruzadas encimado por uma estrela, tudo de ouro. Na parte inferior, um triângulo de góles (vermelho) em campo de prata. No segundo campo de sinople (verde) uma cachoeira de prata. No terceiro, à sinistra (esquerda), cortado, apresenta na parte superior uma cruz vermelha em campo de prata, e na inferior em campo de blau (azul) uma estrela em destaque e um sabre militar, tudo de ouro.

                        Num contra-chefe de sinople (verde) uma faixa ondada de prata, tendo ao fundo uma cadeia de montanhas sobre um fundo de ouro. Um listel de prata, carregado com os seguintes dizeres em sable (preto): 1675 – SÃO ROQUE DE MINAS – 1938

                        Como suportes, à dextra (direita) e sinistra (esquerda) um arcabuz entrelaçado por uma bandeira com a Cruz de Cristo.

                        Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata que é a de cidade.

 

INTERPRETAÇÃO:

 

                        O escudo português lembra a origem lusitana da nossa pátria; o turbante indígena e as flechas, os índios cataguazes, primitivos habitantes; a estrela menor, nos fala de Belarmino Rodrigues de Melo, dono das terras que vieram a formar o patrimônio da cidade. O triângulo vermelho evidencia a principal peça que compõe a bandeira oficial do Estado de Minas Gerais; a cruz vermelha, o padroeiro, São Roque, que a trazia no peito, desde o nascimento. O sabre militar evidencia as tropas brasileiras da Retirada da Laguna e a estrela evidencia a figura de José Francisco Lopes – Guia Lopes – ilustre filho e bravo guia das colunas militares. A cachoeira, a faixa ondulada e a cadeia de montanhas, os principais acidentes geográficos: a Casca D’anta, o Rio São Francisco e a Serra da Canastra. Os arcabuzes, os bandeirantes de Lourenço Castanho Taques; as datas: 1675, bandeirantes; 1938, elevação à categoria de cidade, por força do Decreto-lei Estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938.

            (O Brasão de Armas e a Bandeira do Município de São Roque de Minas foi aprovado pela Lei Municipal nº 628 de 30 de maio de 1972, com alterações corretivas aprovada pela Lei Municipal nº 1.277 de 22 de agosto de 2.000).



 


 
Câmara Municipal de São Roque de Minas-MG

Rua: Mário Alvim, 121 - Centro - São Roque de Minas-MG - CEP: 37928-000
(37)3433-1673
camaramsaoroque@yahoo.com.br

Versão 3.0